Rua. João Neto, 25 - Centro 56.930-000  -  Calumbi / PE
Fone: (87) 8873-5466
Administrador Paroquial: Pe. Rogério Nunes Marinho


 

CALUMBI

Paróquia de Calumbi realiza missão no Povoado de Roças Velhas

Aconteceu nos últimos dias a 2º Missão em Roças Velhas, povoado da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Calumbi. Um grupo de 10 (dez) jovens da matriz acompanhou o Pe. Rogério Marinho e as irmãs Érica e Irª Jane durante os três dias. Aconteceram celebrações eucarísticas, adoração, louvor e visitas às famílias e aos doentes. O povoado tem duas capelas: a de São João e São Pedro, e  a capela de Nossa Senhora da Assunção.

1ª Exposição de Arte Sacra marca as comemorações pelos 130 anos de Falecimento do Frei Serafim de Catanea, OFMCap., fundador da cidade de Calumbi

No último dia 14/05, o bispo diocesano, Dom Egidio Bisol, esteve em Calumbi e presidiu a celebração da Santa Missa pelos 130 anos de vida eterna do Frei Serafim. Um grande número de fiéis se fizeram presentes à celebração, entre eles a Prefeita da Cidade, a Srª Sandra de Cacia P. de Magalhães N. Ferraz e os Vereadores: Robério de Lima (presidente da Câmara), Cuca do Riachão e Cecília Serafim.

Ainda para destacar a importância do Frei na edificação e organização da antiga Fazenda Calumbí (1866), a Paróquia organizou a 1ª Exposição de Arte Sacra, no Salão Paroquial, que também traz o nome do Frei Serafim de Catanea. A exposição ficou aberta ao público do dia 15 a 21 deste, e cerca de 431 pessoas visitaram a Exposição, além das Escolas, alunos e funcionários municipais.

A Prefeitura fez diversas homenagens através de cartazes e banners espalhados pela cidade. Durante a semana, as Escolas trabalharam a biografia e a relevante colaboração do Frei Serafim para a edificação do lugar que hoje é a Cidade de Calumbi.

Paróquia e Cidade de Calumbi, celebram 130 anos do Falecimento de Frei Serafim de Catanea, OFMCap.,

Frei Serafim, da Ordem dos Frades Capuchinhos, chegou em Flores em 1861, e em visitas a vasta região, começa a celebrar na Fazenda Calumbí, precisamente embaixo de um pé de Tamboril, tudo é mato e as famílias duas ou três vivem por ali. A Fazenda era território ainda da Corte, no Império de D. João VI, sob os cuidados do Sr. Garcia d'Ávila, da Casa da Torre - BA. Foi quando em 1866, o Frei Serafim dá início a construção da Capella, dedicada à Nossa Senhora da Conceição. A partir daí as primeiras famílias florenses começam a se organizar e a construir pouco-à-pouco suas residências, surge então as primeiras casas ao redor da capella, e o povoado começa a ter vida.

Em 08 de dezembro de 1866 se celebrava então a 1ª Festa dedicada a santa padroeira - Nossa Senhora da Conceição. Com a transferência do Frei Serafim, as pessoas do lugar, num gesto de homenagem, começam a chamar a Fazenda Calumbí de "São Seraphim" das Flôres do Pajehú. Desde 1874 até 1938 aquele lugar se chamou "São Serafim" ou como alguns diziam: "São Sarafim". Em 1886 Frei Serafim tendo passado pelo Povoado de Teresina, hoje capital do Piauí, volta para sua terra natal, a cidade de Catanea na Itália, vindo a falecer aos 14 de maio de 1887, com quase 75 anos de idade.

No último domingo, 14 de maio, numa justa homenagem a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Cidade de Calumbi-PE, celebram a Missa dos 130 anos, em ação de graças pela vida e a missão deste apóstolo da fé.  A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol e concelebrada pelo Pe. Rogério Marinho, pároco de Calumbi. Segundo o padre Rogério as comemorações seguem durante toda a semana.

Missão em Calumbi é marcada pela presença da Fraternidade "O Caminho"

Está acontecendo na Paróquia de Calumbi, a IV SEMANA DE MISSÃO. Este ano , mais uma vez as visitas contam com a presença das Irmãs da fraternidade "O Caminho". A convite do Pe. Rogério Marinho, as irmãs vieram da cidade do Crato e do Juazeiro do Padre Cícero para ajudarem nas visitas feitas às famílias. Segundo o Pe. Rogério, o objetivo desta semana é chegar mais perto dos "afastados da fé", aqueles que estão na periferia da cidade. Desta vez as visitas se concentraram na Bairro da Cohab II. 

Um dos pedidos feitos pelo Pe. Rogério foi que as pessoas fossem esclarecidas sobre alguns pontos da palavra de Deus: como as "imagens", a "Virgem Maria" e, sobretudo, o "Mandamento do Amor" tão falado por Jesus. "Não podemos dizer que conhecemos Jesus e aceitamos "a palavra" se não somos capazes de falar com o irmão". Enquanto não formos capazes de nos amarmos uns aos outros, respeitando as diferenças e a fé do outro, seremos apenas discípulos de jesus, um jesus "falso" ao meu modo, e não do JESUS verdadeiro", não podemos querer ganhar as pessoas enganando-as sobre a fé, disse o Pe. Rogério. Um destaque é que os protestantes estão sendo visitados também.

Calumbi realiza Encontro com a Coordenação do Laicato Diocesano

Aconteceu na terça-feira, 28 de março, um encontro com a Coordenação Diocesana para o Laicato na Igreja. O encontro visou destacar a importância e a participação ativa e direta do cristão leigo e leiga nos serviços e ministérios da Igreja. Leigo(a) é todo cristão batizado que assume ser "sal da terra e luz do mundo" (Mt 5, 13.14), a exemplo de Jesus testemunho a sua fé de forma atuante, na família, no trabalho, e na sociedade. O encontro aconteceu no Salão Paroquial "Frei Serafim de Catanea" e foi assessorado pela Equipe Diocesana para o Laicato, entre eles: Paulo Ricardo, Marineide Freire e Edivaldo Gomes, Mª Aparecida Félix e Expedito Matias (Tenente Matias), Erinaldo Amorim (Ari) e D. Adalva Cordeiro, que tem sido a Coordenadora Diocesana e a Vice-Presidente do Regional NE 2.

Durante todo o encontro o Pe. Rogério Marinho esteve presente e também falou, mostrando a necessidade de cada vez mais os Leigos encontrarem o seu lugar na igreja, como protagonistas na construção do Reino de Deus. O Pe. Rogério ainda estimulou os presentes a fazerem parte das pastorais, grupos e movimentos, fazendo com que outras pessoas também possam participar. Estiveram presentes 25 coordenadores dos grupos, e, ao final do encontro foi oferecido um lanche para todos.

Restauração da Igreja de calumbi marca os 150 anos de Festa à Padroeira

Aconteceu esta semana, a conclusão dos trabalhos de restauração e pintura da Igreja de Calumbi - dedicada a Nossa Senhora da Conceição. Desde o mês de setembro do ano passado (2016) os trabalhos tiveram início. Esta semana,  aconteceu a bênção de inauguração e a Missa em agradecimento aos trabalhos concluídos. Segundo o Pe. Rogério Marinho, há quase 20 anos a igreja não passava por reparos e pintura.  Alguns detalhes foram refeitos, resgatando algumas características  antigas originais. O prédio tem sido considerado por muitos  "um cartão postal" da cidade.

Selo comemorativo aos 150 anos da Festa da Imaculada Conceição, em Calumbi, é lançado pelos Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em parceria com a Paróquia de Calumbi, lançaram o Selo dos Correios comemorativos aos 150 anos da Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Conceição. Estiveram presentes à cerimônia de lançamento a Gerente Regional dos Correios em Pernambuco, Emiliana Pereira, o Gerente dos correios de Calumbi, Assis, o agente de atendimento, Cícero Teles, e o reverendo Pe. Rogério Marinho, além das senhoras Dona Inêz Alexandre e a Profª Gisélia Gomes, representantes da comunidade civil.

A ideia e montagem do Selo Comemorativo foi arte do  Pe. Rogério Marinho e marca assim o Jubileu dos 150 anos de história e devoção à Mãe de Deus em Calumbi, antes chamada de "São Serafim".  Segundo o Pe. Rogério, os Selos já estão disponíveis na secretaria paroquial e podem ser adquiridos por todos. "Uma lembrança que ficará na história de nossa cidade, pois temos um selo próprio, com a imagem de nossa padroeira e de Calumbi" - disse uma fiel.

Calumbi festeja os 150 anos da Festa da Imaculada Conceição

Está acontecendo desde o último dia 28 de novembro a Festa da Padroeira de Calumbi - Nossa Senhora da Conceição.

Segundo o Pe. Rogério Marinho, este ano a Cidade e a comunidade de Calumbi, celebra os 150 anos de Festa à Nossa Senhora, quando tudo começou em 1866 com o missionário e fundador de Calumbi, o Frei Serafim de Catanea, OFMCap.

Segundo o Pe. Rogério, há mais de 15 anos a igreja matriz não passava por reparos necessários bem como a pintura interna e externa.  Há quase 02 meses, os trabalhos de restauração começaram e o Padre acompanha de perto o passo-a-passo da Obra, que este ano marcará a Festa Jubilar dos 150 anos.

A Festa vai até o próximo dia 08 de dezembro, com Missa Solene às 16h e logo em seguida a procissão. 

Calumbi: Abertura da Porta Jubilar dos 150 anos de Festa‏

Aconteceu no domingo, 1º de Maio, a Abertura da Porta Jubilar de Ação de Graças, na Paróquia de Calumbi. Segundo explica o Pe. Rogério Marinho, a abertura da Porta (que não é a Porta Santa deste Ano da Misericórdia) tem um significado todo especial para nós Calumbienses; é um sinal visível de que estaremos em Festa durante todo este ano de 2016. Celebraremos dois aniversários importantes para nossa Comunidade: os 150 anos de Festa à Nossa Senhora e os 20 anos de Criação de nossa Paróquia. A porta é um sinal (e a certeza) de que Deus nos acolhe a todos, e que a Casa da Mãe é também a nossa casa. Jesus mesmo disse: "Eu sou a porta, quem passar por ela será salvo, entrará e sairá e encontrará abrigo e descanso" (Jo 10, 9). Que abrindo as portas de nossa Igreja Matriz, todos nos sintamos bem-vindos e acolhidos; que este ano seja oportuno para "voltarmos à Casa da Mãe". Que a abertura da porta seja também a abertura da nossa vida e do nosso coração a Cristo. Disse  o Pe. Rogério durante a missa: "Abramos as portas.... as portas das nossas casas, as portas de nossos trabalhos, as portas de nossas escolas, as portas de nossas instituições, as portas da nossa cidade e todas as portas que ainda se encontram fechadas, para que a graça de Deus, ao longo deste ano Jubilar dos 150 anos, possa acontecer na vida de cada um de nós e de nossa comunidade", tornando-nos mais irmãos e amigos.

Ao final da Santa Missa, que foi  campal, aconteceu a cerimônia de Abertura da Porta, que marca o início das celebrações comemorativas. Um bom número de fiéis que esteve presente, pôde passar pela porta e fazer suas orações e preces aos pés da Padroeira - Nossa Srª da Conceição.

Jubileu Paroquial dos 150 anos de Festa à Padroeira‏ de Calumbi

A Paróquia de Calumbi, estará ao longo deste ano, celebrando o Jubileu de 150 anos de Festa à Nossa Senhora da Conceição e os 20 anos de Criação e Instalação da Paróquia.

Segundo o Pe. Rogério Marinho, a Tradicional festa à Nossa Senhora começou em dezembro de 1866, pelo então vigário da freguesia de Flores, o Frei Serafim de Catania, da Ordem dos Frades Capuchinhos. Desde então, a cada fim de ano se celebra o Novenário entre os dias 28 de novembro a 08 de dezembro. Também estarão celebrando os 20 anos da criação da Paróquia, desmembrada da então Paróquia-mãe de Flores.  A Paróquia foi criada pelo então Bispo Dom Francisco Austregésilo, pelo Decreto Episcopal Nº 02/97, aos 05 de janeiro e instalada aos 19 de janeiro de 1997.

- No domingo 17 de abril, ao final da Santa Missa, o Pe. Rogério fez a bênção e o fechamento da Porta principal da Igreja Matriz, em preparação para este momento simbólico da Abertura do Ano Jubilar Paroquial, também chamado "Ano Jubilar de Ação de Graças". A porta só será aberta no dia 1º de Maio, data oficial da Abertura do Ano Jubilar de comemorações. Os fiéis presentes puderam acompanhar este momento significativo.