Rua. João Neto, 25 - Centro 56.930-000 - Calumbi / PE
Fone: (87) 9.8867-7386
Email: paroquiadecalumbioficial@hotmail.com
Pároco: Pe. Wanderson Eduardo Morais Leite
Paróquia e Cidade de Calumbi, celebram 130 anos do Falecimento de Frei Serafim de Catanea, OFMCap.,
Frei Serafim, da Ordem dos Frades Capuchinhos, chegou em Flores em 1861, e em visitas a vasta região, começa a celebrar na Fazenda Calumbí, precisamente embaixo de um pé de Tamboril, tudo é mato e as famílias duas ou três vivem por ali. A Fazenda era território ainda da Corte, no Império de D. João VI, sob os cuidados do Sr. Garcia d'Ávila, da Casa da Torre - BA. Foi quando em 1866, o Frei Serafim dá início a construção da Capella, dedicada à Nossa Senhora da Conceição. A partir daí as primeiras famílias florenses começam a se organizar e a construir pouco-à-pouco suas residências, surge então as primeiras casas ao redor da capella, e o povoado começa a ter vida.
Em 08 de dezembro de 1866 se celebrava então a 1ª Festa dedicada a santa padroeira - Nossa Senhora da Conceição. Com a transferência do Frei Serafim, as pessoas do lugar, num gesto de homenagem, começam a chamar a Fazenda Calumbí de "São Seraphim" das Flôres do Pajehú. Desde 1874 até 1938 aquele lugar se chamou "São Serafim" ou como alguns diziam: "São Sarafim". Em 1886 Frei Serafim tendo passado pelo Povoado de Teresina, hoje capital do Piauí, volta para sua terra natal, a cidade de Catanea na Itália, vindo a falecer aos 14 de maio de 1887, com quase 75 anos de idade.
No último domingo, 14 de maio, numa justa homenagem a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e a Cidade de Calumbi-PE, celebram a Missa dos 130 anos, em ação de graças pela vida e a missão deste apóstolo da fé. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, dom Egidio Bisol e concelebrada pelo Pe. Rogério Marinho, pároco de Calumbi. Segundo o padre Rogério as comemorações seguem durante toda a semana.