Rua. João Neto, 25 - Centro 56.930-000 - Calumbi / PE
Fone: (87) 9.8867-7386
Email: paroquiadecalumbioficial@hotmail.com
Pároco: Pe. Wanderson Eduardo Morais Leite
Imagem Original da Padroeira de Calumbi é encontrada
A história conta, segundo relatos dos mais velhos, que a primeira imagem usada como a Padroeira de Calumbi, "era uma imagem pequenina de madeira de Nossa Senhora da Conceição". O tempo passou e aquela primeira imagem ficou como que "esquecida". Outras imagem (maiores) foram sendo usadas no altar da igrejinha. Não se sabe dizer, mas a imagem pequena foi parar no Sítio Várzea Grande, sendo guardada na casa do Sr. Florentino Nunes da Silva, por muitos anos.
Em 1.970, com o seu falecimento, a imagem passou aos cuidados de um dos seus filhos, o Sr. Moisés Nunes da Silva. Segundo relata sua filha, a Srª Maria Lúcia Nunes da Silva (atual guardiã da imagem), seu velho pai, por muitas vezes dizia-lhe que "aquela imagem era a primeira imagem da igreja de São Serafim"(Calumbi naquela época se chamava assim).
Desde que chegou na paróquia, Pe. Rogério Marinho, com formação em Arquivologia, procura pela história e fatos importantes da comunidade local. Já nas primeiras visitas à Capela da Várzea Grande, se depara com um oratório no lado esquerdo do altar e pergunta: "de quem era este oratório ?" - D. Lúcia responde era de meu avô. Perguntei: "e esta imagem do Senhôr ?.... e segurando na imagem de Nossa Senhora da Conceição, perguntei-lhe: "e esta imagem ?"....Imediatamente D. Lúcia respondeu: "esta imagem, padre, era a primeira de Calumbi". Curioso perguntei-lhe: "e o que ela está fazendo aqui ?".... D. Lúcia diz: "não sei padre, só sei dizer que, era criança e escutei muitas vezes meu pai dizer que esta imagem era a primeira de Calumbi, e que meu avô já passou pra ele, quando morreu. Quando meu pai também faleceu e as coisas da casa foram divididas entre os filhos, eu fiquei com o oratório, depois trouxe pra cá, pra capela".
Desde 2013, o padre Rogério vem conversando com a família e a comunidade para mostrar a importância "deste sinal" para a nossa história religiosa. Nestes últimos dias, o Pe. Rogério esteve na casa onde a imagem está guardada. Também a prefeita do município de Calumbi, a Srª Sandra de Cácia Magalhães, conheceu de perto o símbolo da fé dos calumbienses. Segundo afirma D. Lúcia, os irmãos todos concordaram em "devolver" a imagem para a Paróquia. Segundo eles "o melhor lugar dela está é guardada na paróquia, já que ela é a padroeira de todo município".
Com esta decisão, o Pe. Rogério está mobilizando toda a Paróquia para a acolhida da imagem na cidade. A cerimônia está prevista para o dia 15 de novembro/2018, com uma programação toda especial e Missa na Várzea Grande em agradecimento à Família que por tantos anos guardou para nós a pequena e querida imagem de Nossa Senhora da Conceição.